1) O musical é saber que as notas do sistema temperado (ocidente) são 12 e não 7. Isso nos faz dar um salto de conhecimento imenso. Passamos a ter noção do tamanho do universo no qual entramos. Então, entre a maioria das notas que conhecemos desde pequenos, existem notas sem nome, que são tão importantes quanto as que tem. Apenas entre o "Mi" e o "Fá" e entre o "Si" e o "Dó" não existe nenhuma outra nota.
Nosso universo é:
Dó / ? / Ré / ? / Mi / Fá / ? / Sol / ? / Lá / ? / Si / Dó
Essas notas sem nome, recebem o nome da nota ao lado, seguido de um sobrenome que indica se a nota foi aumentada (sustenido) ou diminuída (bemol). Então, como exemplo, vejamos a nota entre o "Dó" e o "Ré". No sistema temperado, existe apenas um som, uma nota, mas com duas referências ou dois nomes. Esta nota recebe os nomes de:
Dó / Dó# / Ré (quando estamos num movimento ascendente) ou
Ré / Réb / Dó (descendente)
As 12 notas são denominadas de escala cromática:
Dó / Dó#/ Ré / Ré# / Mi / Fá / Fá# / Sol / Sol# / Lá / Lá# / Si / Dó
2) O específico é saber sua afinação. Em qual nota as cordas daquele instrumento foram afinadas. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não fazem idéia da relação existente entre a afinação do instrumento que tocam e a escala cromática. Esta relação faz com que muitas características sejam comuns nestes instrumentos. Uma delas é o fato de na casa XII, se encontrar a mesma nota da corda solta porém na oitava superior. É trivial:
Se a corda for Ré:
Ré / Ré# / Mi / Fá / Fá# / Sol / Sol# / Lá / Lá# / Si / Dó / Dó#/ Ré
0 I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII
Casas
A afinação dos instrumentos não têm uma regra, seguem tradições culturais, normalmente, padrões que facilitam harmonização ou solo, dependendo do uso do instrumento. Alguns instrumentistas, em seus estudos e inspirações, desenvolveram afinações próprias e específicas. Seguem aqui algumas afinações, largamente usadas. Sempre da corda mais aguda para a mais grave:
O Violino é afinado: Mi Lá Ré Sol
O Violoncelo é afinado: Lá Ré Sol Dó
O Contra-Baixo é afinado: Sol Ré Lá Mi
O Contra-Baixo elétrico, ou apenas, Baixo elétrico tem variações muito conhecidas:
5 Cordas: Sol Ré Lá Mi Si ou Dó Sol Ré Lá Mi
6 Cordas: Dó Sol Ré Lá Mi Si
A Guitarra é afinada: Mi Si Sol Ré Lá Mi, tanto a acústica, quanto a elétrica e só no Brasil tem o nome de Violão, portanto, todas as variações e afinações do violão, também foram incorporadas por ela, ou vice-versa.
O Violão é afinado : Mi Si Sol Ré Lá Mi
O Cavaco é afinado: Mi Si Sol Ré ou a mais comum, Ré Si Sol Ré
O Banjo Cavaco tem a mesma afinação do cavaco.
O Violão de cordas de aço, possui a mesma afinação.
O Violão de 7 Cordas é afinado: Mi Si Sol Ré Lá Mi Dó ou
Mi Si Sol Ré Lá Mi Si,
Muitas outras cordas são usadas no violão e afinadas de acordo com a necessidade do instrumentista. Normalmente mantém-se a afinação tradicional nas 6 primeiras.
O Bandolim, tem a mesma afinação do violino: Mi Lá Ré Sol
porém são 8 cordas pareadas em uníssono: MiMi LáLá RéRé SolSol
O Violão Tenor ou Triolim, tem a mesma afinação do Violoncelo: Lá Ré Sol Dó
O Banjo Americano (4 cordas) tem a mesma afinação do Triolim, Violão Tenor e Violoncelo: Lá Ré Sol Dó
A Viola Caipira 10 cordas (5 pares) tem muitas afinações, as que mais ouvi são:
Rio à baixo afinada: Ré Lá Fá# Ré Lá
Rio à cima afinada: Mi Si Sol# Mi Si
Cebolão: Ré Si Sol Ré Sol esta afinação é muito semelhante a do cavaquinho.
Nestes instrumentos, a dobra de corda é mista, o 3 primeiros pares (primas) em uníssono e os 2 últimos (bordões) em oitavas.
No Violão de 12 cordas (6 pares) cuja afinação é a mesma do violão tradicional: Mi Si Sol Ré Lá Mi, a dobra também é mista, porém apenas os 2 primeiros pares em uníssono e o restante em oitavas.
Além da diferença na afinação e nas dobras mistas de corda , existe uma diferença de tamanho, entre a viola e o violão de 12 cordas, que faz com que as cordas da viola fiquem mais frouxas, variando muito o timbre.
Com base neste simples conhecimentos, é fácil deduzir a disposição das notas no braço de cada instrumento e assim as escalas, arpejos e acordes.
Vamos explorá-los?
Podemos numa próxima, começar com algum deles e quem sabe, falar de outros como o "Três" o "Quatro", a "Balalaica", o "Ukulele" etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário