domingo, 8 de setembro de 2013

Notas de tensão #5



Escala da Tonalidade da música X Regra do tom acima

Como vimos, nem todas as notas da escala são usadas como tensão, sobre um acorde, pois sua relação intervalar com a nota fundamental (que dá nome ao acorde) ou alguma outra nota dele, pode ter grande dissonância. O macete da "regra do tom acima", ajuda a enxergar com mais facilidade as notas de maior consonância. Para se conseguir usar objetivamente estas tensões, devemos sempre fazer o cruzamento de dados:

Ex:  Acorde de C, no tom C.
Escala do tom Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde Dó + Mi + Sol + Si
Tensões naturalmente disponíveis Ré, Fá e Lá
Tensões da "regra" Ré, Fá # e Lá

A nota fá, por estar a meio-tom da nota Mi (grau III), não é usada como tensão, e caso se queira usar a tensão de quarta deve-se então usar a nota Fá#, para poder se tocá-la longamente e até mesmo somá-la ao acorde. Porém, esta nota pode descaracterizar o tom, já que é a única nota de diferença entre os tons C e G.

Veja as escalas:
Escala do tom              Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
Escala de Sol  Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá#
Ou seja, em Dó o acorde com o maior número de tensões possível, porém "Tonal" é 
C7M (6 9). Não usa a tensão #4 e, sim, 4 de passagem (NP). 

Ex: Mas se estivéssemos em G?
Escala do tom Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá#
Acorde Dó + Mi + Sol + Si 
Tensões da "regra" Ré, Fá# e Lá
A nota Fá# pode ser usada, pois pertence ao tom, ou seja, em Sol o acorde com o maior número de tensões, mas "Tonal" é C7M (6 #11 9).

Nada nos impede de usar uma tensão não característica, devemos apenas ter consciência do que estamos fazendo e dos possíveis problemas que teremos que resolver. A maioria dos acordes têm as 3 tensões (9, 11 e 13), porém, só é possível usar todas elas, em uma escala específica. Se aquela escala não é a do tom em questão, temos que optar: sair do som característico ou retirar a tensão não característica.

Numa cadência, temos diversos acordes, se cada um deles for feito com todas as suas tensões acusticamente ideais, teríamos um resultado não tonal.
Na cadência || C | Am | Dm | G7 ||, característica do tom de Dó maior, se usarmos todas as tensões acústicas, teríamos o seguinte resultado:

||C7M (9 #11 6) | Am7 (9 11 13) | Dm7 (9 11 13) | G7 (9 #11, 13)||

Em termos de escalas, isto corresponderia a:

|| C Lídio | Am Dórico | Dm Dórico | G7 Lídio b7 ||

Que quer dizer o seguinte:

||C da escala de Sol |
  Am da escala de Sol|
  Dm da escala de Dó|
  G7 da escala de Dm Melódica||

Que possuem notas fora do tom de dó.

C Lídio         Dó Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó
Am Dórico   Lá Si Dó Ré Mi Fá# Sol Lá
Dm Dórico   Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré
G7 Lídio b7  Sol Lá Si Dó# Ré Mi Fá Sol

Justamente pelo fato da "regra do tom acima" ser livre de contexto tonal, para conseguir segui-la completamente, pode-se ter que usar notas fora do tom daquela música. É mister lembrar que não é necessário usar nenhuma tensão em um acorde, ele pode funcionar apenas como Tríade e muitas vezes até com menos de três notas, como é o caso do PowerChord, que usa apenas I e V. O critério de uso varia de músico para músico e depende do gênero, do tipo de instrumentação, do arranjo e da intenção.

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