domingo, 8 de setembro de 2013

Encadeamento em 4as

Na melodia do baixo, é muito comum acontecer saltos com intervalos de quarta. Como o baixo é, muitas vezes a fundamental do acorde (a que dá nome a ele), também é comum as progressões harmônicas seguirem este intervalo.

Ao se observar a escala de uma tonalidade e, sobre ela, se superpor as terças, obtendo os acordes, podemos facilmente encontrar uma progressão em quartas, que é muito utilizada.

Ex:
Tonalidade de Dó 
Escala:     C  D    E    F G A    B      C
Acordes:  C  Dm Em F G Am Bdim C 

Progressão em quartas:
C  F Bdim Em Am Dm G C 

É mais comum alterar o VII (Si)

C  F Bb Em Am Dm G C

ou Subtituí-lo pelo IVm (Fm)
C  F Fm Em Am Dm G C  


Nas escalas menores ocorre o mesmo:

Ex1:
Tonalidade de Am
Escala:    A    B      C D    E    F G A
Acordes: Am Bdim C Dm Em F G Am 

Progressão em quartas:

Am Dm G C F Bdim Em Am

Ex2:
Usa-se também o V da menor harmônica, para se manter a função dominante: E7

Progressão em quartas:

Am Dm G C F Bdim E7 Am

Nenhum comentário:

Postar um comentário