domingo, 8 de setembro de 2013

Formas de estudar intervalos

Observando os intervalos complementares (lembrando que sua soma sempre dá nove), percebemos que existem 3 maneiras de vê-los: 

- A primeira é em segundas ou sétimas:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó     
Dó Si Lá Sol Fá Mi Ré Dó Si Lá Sol Fá Mi Ré Dó

Onde podemos ver as escalas, e perceber que todos os tons tem todas as notas. Também quem é a nona (que não está lá longe mas, aqui em frente) e quem é a sétima (que não está lá longe e sim, aqui atrás), passamos a ter uma visão cíclica.

Ex: Como é a escala de Si? É  "Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá" e depois completamos com os sobrenomes.
      Quem é a nona de Ré? É Mi (logo à frente).
      Quem é a sétima de Lá? É Sol (logo antes).


- A segunda é em terças ou sextas:

Dó Mi Sol Si Ré Fá Lá Dó Mi Sol Si Ré Fá Lá Dó
Dó Lá Fá Ré Si Sol Mi Dó Lá Fá Ré Si Sol Mi Dó

Onde vemos a formação dos acordes, tríades, tétrades e suas tensões. 

Ex: Qual formação do acorde de Sol tríade? Sol Si Ré (135).
      Qual formação do acorde de Sol tétrade? Sol Si Ré Fá (1357).
      Quais são as tensões de Sol? É só continuar além da tétrade Lá Dó Mi (9 11 13).

E também as substituições por Funções Harmônicas, Relativo e Anti-Relativo, TES e Sobreposições.

Ex: Quem é relativo e anti-relativo de Fá? Ré e Lá. E já que possuem muitas notas em comum, são subtitutos de função. F Dm Am.
      Quem é a TES (tríade de estrutura superior) de F7M (Fá Lá Dó Mi)? Am (Lá Dó Mi). 
      Quais são as sobreposições Diatônicas mais posssíveis?  
                  F7M           (Fá Lá Dó Mi)
                  Am                  (Lá Dó Mi)
                  C                          (Dó Mi Sol)    
                  Dm      (Ré Fá Lá).


- A terceira é em quartas ou quintas:

Dó Fá Si Mi Lá Ré Sol Dó Fá Si Mi Lá Ré Sol Dó    
           Si Mi Lá Ré Sol Dó Fá                               

     Dó Sol Ré Lá Mi Si Fá Dó Sol Ré Lá Mi Si Fá Dó
Fá Dó Sol Ré Lá Mi Si

Podemos ter uma visão linear do ciclo das quintas, onde observamos a ordem de aparecimento dos sustenidos e bemóis, a quantidade de acidentes e quais notas são alteradas.

                                                                    0    1    2   3
Ex: No tom de Lá existem quantos acidentes? Dó Sol Ré Lá
      Quem são? Fá Dó Sol, nesta ordem.

Também observamos os tons vizinhos, os graus tonais de um tom e com isso, os representantes das funções. 

Ex: Quem são os tons vizinhos de Sol? Os que estão ao seu lado: Dó e Ré, possuem um acidente a menos e um a mais, respectivamente. 
      Quais são os graus tonais de G? Sol, Dó e Ré, os vizinhos, representantes das funcões Tônica, Subdominante e Dominante, que distando uma quarta um do outro, servem de preparação e resolução.


* As seqüências devem ser colocadas em duas oitavas para que se possa estudar ascendente ou descendentemente, partindo-se de qualquer nota e podendo chegar, sempre à sua oitava.

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